Sabemos Tudo Sobre Energia Solar

Imagine viver em um mundo aonde a principal fonte de energia venha da luz e do calor do Sol. Isso já é possível. Através de diferentes tecnologias como o aquecimento solar, a Energia solar fotovoltaica, a energia heterotérmica e a arquitetura solar, o sol vem sendo utilizado como matéria prima para gerar energia.

Através de painéis fotovoltaicos, concentradores solares térmicos das usinas heliotérmicas e os aquecedores solares, a energia gerada pelo sol é convertida para eletrodomésticos e a conta de energia despenca consideravelmente.

Segundo uma pesquisa do Wikipédia, no seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m² de energia, medição feita numa superfície normal (em ângulo reto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta.

Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveis minerais. Existem técnicas experimentais para criar combustível a partir da absorção da luz solar em uma reação química de modo similar à fotossíntese vegetal — mas sem a presença destes organismos. A radiação solar, juntamente com outros recursos secundários de alimentação, tais como:

Energia eólica e das ondas
Hidroeletricidade
Biomassa
São responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na Terra. Apenas uma minúscula fracção da energia solar disponível é utilizada.